MARGARIDA - QUINTA MARGARIDA, ATALAIA, 2260-028 VILA NOVA DA BARQUINHA VILAR - RUA DOS CASTELOS, 67 VILAR DOS PRAZERES 2490-756 OURÉM
+351935634380 info@casasdaquinta.pt
Enfermagem

Enfermagem

A enfermagem abrange uma ampla gama de responsabilidades e cuidados essenciais. Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, no bem-estar emocional e no conforto dos residentes. Nas Casas da Quinta os enfermeiros estão inteiramente focados na promoção de um ambiente voltado para o cuidado dos idosos:

Cuidados de Saúde Personalizados: Os idosos frequentemente encontram-se em condições clínicas crónicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e demência. Os enfermeiros estão aptos a fornecer os cuidados de saúde adequados, vigiando regularmente a saúde dos residentes, responsabilizando-se pela terapêutica sob orientação clínica, ajustando os planos de tratamento de acordo com as necessidades individuais.

Acompanhamento de Condições Crónicas: A enfermagem desempenha um papel vital na gestão de condições crónicas, ajudando os idosos a entender e a lidar com a sua condição. A monitorização constante dos sinais vitais e administração de medicamentos, em colaboração com médicos e especialistas, garantem um acompanhamento adequado.

Prevenção de Quedas e Lesões: Os idosos são mais suscetíveis a quedas e lesões devido à fragilidade física e a problemas de mobilidade. Os enfermeiros ajudam a minimizar esses riscos implementando medidas de segurança, e implementando a assistência na locomoção e orientação sobre exercícios de fortalecimento, em conjunto com a restante equipa de fisioterapeutas.

Suporte Emocional: A adaptação a uma residência para idosos pode ser um desafio emocional. A equipa de enfermeiros tem um papel relevante e fundamental oferecendo o apoio emocional necessário, acompanhando os idosos a lidar com a solidão e a ansiedade.

Comunicação com a Família: Os enfermeiros são a ponte entre os residentes e as suas famílias, fornecendo atualizações regulares sobre o estado de saúde e o bem-estar dos idosos, esclarecendo dúvidas e certificando-se que as preocupações das famílias sejam ouvidas e atendidas. Essa comunicação eficaz é essencial para tranquilizar os familiares e manter um ambiente de confiança.

Promoção da Qualidade de Vida: Além dos cuidados médicos, os enfermeiros contribuem no planeamento e coordenação das atividades recreativas e sociais, promovendo a estimulação das capacidades funcionais e cognitivas dos idosos.

Voltar